Assistência Social – Visitas domiciliares do “Programa Criança Feliz” estão sendo realizadas periodicamente em Mantena

A Prefeitura Municipal de Mantena, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza visitas diárias em dezenas de lares, através do Programa “Criança Feliz”, implantado no ano de 2017, pela atual administração municipal.

As primeiras visitas domiciliares do Programa Criança Feliz (PCF) estão sendo realizadas em todo município. Os atendimentos são realizados pela equipe, composta por coordenadora, supervisora e visitadoras. O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância por meio de visitas periódicas .

A pequena Sofia interagiu com as atividades

A Supervisora, Fernanda Guimarães Bahia, explicou que o Programa visa o desenvolvimento integral na primeira infância. “As ações se concentram em visitas semanais a crianças beneficiárias do Programa e com as gestantes. Nos encontros, os visitadores repassam às famílias as informações sobre como estimular o desenvolvimento dos filhos. O visitador vai trabalhar com a família para ela trabalhar a criança”, afirmou.

Já a secretária municipal de Assistência Social, Ernanda Danusia, define o Programa como desafiador. “É gratificante saber que o município está ajudando a população mais vulnerável. É mais um fortalecimento das políticas públicas sendo executada diariamente pelos nossos profissionais. A equipe está muito focada e pretendemos desenvolver um bom trabalho nesses lares”, finalizou.

Sobre o Programa

O Programa Criança Feliz tem como foco o desenvolvimento integral das crianças brasileiras, principalmente daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O principal objetivo é assegurar as condições para que elas desenvolvam seu pleno potencial. Para isso, há uma estratégia de visitação domiciliar que visa atender famílias com crianças até 3 anos de idade. No caso de crianças em situação de extrema pobreza ou necessidades especiais, o apoio se estende até os 6 anos de idade.

É importante destacar que o Programa Criança Feliz não atua exclusivamente com as crianças, mas oferece apoio abrangente para toda família, desde a gestação.