Câmara Municipal, aprova inclusão de Mantena ao Cim Noroeste para ampliação do atendimento a Saúde no município

Mantena busca avançar no atendimento de alta complexidade e diversas especialidades. Nesta semana foi anunciada pelo Secretário Municipal de Saúde, Ocimar Rufino, a inclusão do município no CIM NOROESTE, o Consórcio Público da Região Noroeste do Espirito Santo.

O CIM NOROESTE, já existe a alguns anos, e tem como seus filiados os municípios de Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Baixo Guandú, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila  Pavão, Água Doce e agora nossa Mantena.

Tais procedimentos, poderão ser realizados em Barra de São Francisco nas clinicas credenciadas pelo consórcio.

O Secretário Municipal de Saúde, Ocimar Rufino, classifica a inclusão do município de Mantena no Consórcio, como um grande benefício à população por abrir um “leque” de possibilidade de atenção à saúde. “O projeto vai beneficiar a nossa população, vamos oferecer um atendimento de qualidade”, finalizou.

Os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIM) consistem em uma iniciativa autônoma de municípios circunvizinhos. Cabe ressaltar que os consórcios facilitam a implementação do sistema de referências (unificação da porta de entrada), isto é, a consulta com especialistas é realizada somente após a indicação do clínico, o que tende a reduzir os custos de atendimento. Essas associações também induzem à padronização dos procedimentos médicos, visto que interligam diferentes unidades de saúde, seja por meio do sistema de referências, seja pelo fato dessas unidades estarem sujeitas a uma mesma instância de controle e avaliação. Ademais, a parceria pode representar um incremento dos gastos locais com saúde, permitindo a ampliação e diversificação das ofertas dos serviços.

Para que isso se tornasse realidade, foi necessário o empenho e envolvimento da Câmara Municipal, a qual recebeu o projeto de Lei enviado pelo Prefeito Municipal, para adesão de Mantena ao CIM NOROESTE.

Veja a seguir a Lei aprovada pelos Vereadores, dando condições a Mantena de se associar ao CIM NOROESTE.

 

Compartilhe