Equipe de saúde e comunidade se empenham no “Projeto Horta Comunitária” no PSF São Bernado.

Ter uma alimentação saudável reflete em grandes benefícios para saúde. No PSF do bairro São Bernado, a equipe, coordenada pela Enfermeira Júnia Marise Camillo, percebeu que os usuários precisavam ter na mesa frutas, verduras e legumes.
“A alimentação de muitos deles era à base de massa e pão. Muitos carboidratos. Isso acaba prejudicando a saúde, pois falta para o organismos nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento dos órgãos”, explicou Júnia.
Para incentivar uma alimentação mais variada e saudável, a equipe decidiu fazer uma horta comunitária para os usuários da unidade. Eles começaram a plantar as mudas em outubro,  aos poucos, o espaço está crescendo: já tem couve e até cebolinha crescendo.
A horta comunitária foi uma ação desenvolvida pela Enfermeira da Unidade Júnia Marise Camillo, com o objetivo de ajudar as pessoas do bairro de forma terapêutica, tratando depressão, ansiedade e demais boencas da mente, iniciativa que agradou muito a comunidade.
Não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros, finalizou a Enfermeira Júnia Marise Camillo.

Prefeitura Municipal de Mantena, “Cuidando de Nossa Gente”.

Compartilhe