Secretaria Assistência Social promove palestra de conscientização sobre violência contra a pessoa idosa

Nesta quarta-feira (20/06), a Prefeitura Municipal de Mantena por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu a 1ª Palestra sobre a Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, em razão do Dia Internacional de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa – 15 de Junho.

Conforme a Secretária Municipal da Assistência Social, Ernanda Danusia, a ação demonstra a importância em divulgar, orientar e apresentar os serviços do CRAS à população mantenense. “Muitos idosos vivem em situações de risco, necessitam de garantia de direitos. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS tem profissionais especializados para auxiliar essas pessoas. Precisamos nos indignar e combater posturas violentas contra nossos idosos”, afirmou a Secretária.

De acordo com o art. 19. do Estatuto do Idoso (Lei No 10.741/2003, alterada pela Lei nº 12.461, de 2011) prevê que os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos, serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: autoridade policial; Ministério Público e outros.

A palestra, foi realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em conjunto com o Centro Público de Convivência Ciranda da Alegria, foi ministrada pelo psicólogo Uriá Moura e contou com a presença da Secretária de Assistência Social Ernanda Danusia; e das coordenadoras Brenda Miranda de Oliveira e Sylvia Cecília Siqueira Mota; servidores e usuários do CRAS e Projeto Vida Ativa.

Compartilhe