Secretaria Municipal de Saúde de Mantena inicia vacinação contra gripe.

A Secretaria Municipal de Saúde de Mantena (SMS), iniciou nesta semana, a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é vacinar as pessoas que integram o grupo de risco, e assim garantir uma proteção para a população. A novidade deste ano são os professores da rede pública e privada (necessário apresentar comprovação).

“A Campanha Nacional é anual e prevê a imunização de todas as pessoas cujos riscos da gripe são maiores”, explicou ao ressaltar que, além da vacinação contra gripe, as equipes aproveitarão a oportunidade para atualizar o cartão de vacina, principalmente das crianças e gestantes”, disse secretário de saúde Jânio Assis.

Lembrando que os os postos de atendimento (PSF), estarão atendendo a população. E necessário apresentar o cartão de vacinação, cartão do SUS e a carteira de identidade.

Quem deve se vacinar?

Idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes entre 12 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, presidiários e funcionários do sistema prisional.

Proteção

Vacina trivalente protege contra três tipos de cepas de vírus. É disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

• Influenza A (H1N1)
  • Influenza A (H3N2)