Secretários Municipais de Agricultura e de Meio Ambiente participam de Curso de Capacitação de Educação Ambiental em Mantena

 

Aconteceu nos dias 20 e 21 de abril o Curso de Capacitação de Educação Ambiental, promovido pela APAM – Associação de Proteção Ambiental de Mantena e a Fundação Banco do Brasil, em parceria com a prefeitura municipal de Mantena, através das Secretarias Municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, SAAE, Comitê da Bacia do Rio São Mateus e Polícia Militar Ambiental.

O evento que teve dois momentos distintos teve como tema principal a preservação dos recursos hídricos da região através de implementação do Projeto de Recuperação de APPs de Nascentes e Matas Ciliares em Mantena.

Estiveram participando ativamente dos dois dias de curso o Secretário Municipal de Agricultura, Danilo Barbosa e o vice-prefeito e Secretário de Meio Ambiente Luiz Garcia.

Na quinta-feira dia 20, o evento aconteceu nas dependências da Escola Estadual Zilda Pinheiro da Silva, com os alunos do Ensino Médio, onde foi apresentado o trabalho que vem sendo realizado com as nascentes e diversas palestras relacionadas a conscientização ambiental.

Na sexta-feira dia 21, o público alvo foram os produtores rurais e membros da comunidade em geral, realizado no auditório do SAAE que fica na barragem de captação de água do Turvo.

 

De acordo com o Gilmar, presidente da APAM, foram dois dias muito produtivos. O curso é uma das atividades inseridas do projeto de recuperação das nascentes.

Os alunos foram surpreendentes, todos ficaram atentos às palestras ministradas, e realmente estão preocupados com a questão ambiental. Nós lançamos a semente e precisamos de parceiros que abracem a causa e ajudem a desenvolver esse projeto na cidade e melhorar ainda mais o nosso meio ambiente.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Danilo Barbosa, o segundo dia de evento foi primordial a participação dos produtores rurais, pois foram feitos os pré-cadastros dos produtores que querem cercar suas nascentes.

Na oportunidades várias mudas foram plantadas ao entorno da Estação de Captação de Água.

Através da parceria da Fundação Banco do Brasil já foi adquirido um veículo, a construção de um novo viveiro para ampliar as mudas e vários cercamentos de nascentes. O SAAE também disponibilizou dois funcionários para ajudar nas atividades de Cercamento, onde o material já foi comprado pela APAM, porém é necessário mais investimento para a continuação do trabalho. Um dos objetivos agora é correr atrás de recursos para construir um galpão para armazenar o lixo eletrônico, disse Gilmar.

Compartilhe