Última semana: pais e responsáveis precisam levar as crianças para vacinar contra a poliomielite e o sarampo

Termina na sexta-feira (31 de agosto), a Campanha Nacional contra a Poliomielite e o Sarampo. O Setor de Vacinação, da Secretaria Municipal de Saúde de Mantena, pede que os pais levem seus filhos de 1 até 5 anos até as unidades de saúde para se proteger contra essas doenças. Balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, aponta que a imunização atingiu apenas 70% das crianças do município.

O secretário de Saúde Ocimar Rufino, alerta os pais que a vacina é a forma mais eficaz de inibir o reaparecimento dessas doenças, que já eram consideradas eliminadas no país.

Para garantir a cobertura total contra o sarampo, mesmo as crianças de até 5 anos que já tomaram alguma dose das vacinas poderão ser imunizadas com a vacina tríplice viral. No caso da poliomielite, crianças que nunca tomaram nenhuma dose na vida receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já as crianças menores de cinco anos que já tomaram pelo menos uma dose da vacina, receberão apenas a gotinha (Vacina Oral Poliomielite).

Casos de sarampo

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Até o último dia 21, foram confirmados 1.087 casos no Amazonas, enquanto 6.693 permanecem em investigação. Já Roraima confirmou 300 casos da doença e 67 continuam em investigação.

Há ainda, de acordo com o Ministério, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (16), Rondônia (1), Pernambuco (2) e Pará (2).

Compartilhe