NOVEMBRO AZUL: CAMPANHA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DO HOMEM MOVIMENTA PSFs
Prevenção é a palavra chave. Com esse objetivo, equipes dos PSFs Santo Antônio e do Bela Vista, realizaram durante a última semana, palestras voltada sobre o combate ao câncer de próstata, na Campanha do Novembro Azul.
Desde o início do mês, os atendimentos da campanha Novembro Azul, de alerta aos homens sobre os cuidados com a saúde, movimentam os PSFs, com marcação de consultas médicas, de exames e palestras, que é oferecida aos pacientes agendados previamente.
No PSFs Santo Antônio foi abordado sobre a importância dos cuidados da Saúde do Homem, através de palestra ministrada pelo médico da unidade, Dr. Jânio Assis, alertando os homens sobre os cuidados com a saúde.
“O Novembro Azul é um momento de ação, construção e participação da saúde integral do homem. Os mesmos devem dar mais atenção à Saúde e cuidar mais de si próprio, realizando consultas, exames e outros procedimentos que visam a prevenção” ressaltou Dr. Jânio.
De acordo com secretário Ocimar Rufino, “Novembro Azul” é uma campanha de conscientização, realizada por diversas entidades no mês de novembro, sendo dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata e principalmente a realização dos exames de PSA disponível pela secretaria de Saúde.
Para que serve o exame de PSA
Para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. O PSA é solicitado no início das investigações médicas. Outros exames complementam o diagnóstico, como o toque retal.
Como o teste é feito
Uma amostra de sangue é colhida e enviada ao laboratório para análise. No geral, os médicos pedem a medição do PSA total, mas podem também requisitar a quantidade de PSA livre – ou seja, a quantidade que não está ligada à nenhuma proteína, se houver alterações nos resultados.
O câncer de próstata é o câncer mais comum e a segunda maior causa de morte por câncer nos homens. Conforme informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1.201.619 novos casos e 335.643 óbitos são previstos no mundo pela doença, o que corresponde ao aumento em relação ao ano de 2012 de 9,7% e 9,2%, respectivamente.