No último dia 20 de agosto, o Gestor Ambiental Pós Graduado e Secretário de Meio Ambiente Luiz Garcia, teve seu nome imortalizado na cadeira n° 60 da Academia Brasileira de Ciências Ambientais e Recursos Hídricos (ABCARH). A cerimônia de posse aconteceu no Centro de Convenções de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e reuniu importantes nomes no campo da gestão ambiental e dos recursos hídricos no país.
A ABCARH, uma associação civil sem fins lucrativos, tem como missão promover o desenvolvimento amplo do meio ambiente e dos recursos hídricos, abrangendo os âmbitos da academia, cultura, educação e ciência. A indicação de Luiz Garcia como membro se deu pelos relevantes serviços prestados à causa ambiental e à gestão dos recursos hídricos em Mantena e em Minas Gerias, especialmente no exercício da função de interino na coordenação do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas, estando também a frente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus (CBHM1) e Coordenador Institucional do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.
Durante a cerimônia de entrega do diploma, estiveram presentes diversas personalidades, incluindo Luiz Carlos Silva, então coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), Maurício Scalon, atual coordenador do FNCBH, e Maciel Oliveira, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), além do presidente da ABCARH, Flávio Franoli Oliveira.
“Fiquei muito honrado e agradecido em fazer parte do grupo e por me convidarem a participar. É muito gratificante receber esse reconhecimento, principalmente por estarmos numa cidade pequena, mas onde temos realizado um bom trabalho na área hídrica e ambiental, em parceria com as instituições, além de participar ativamente das ações do governo, dos Comitês de bacias hidrográficas, e nos Fóruns Mineiros”, ressaltou Luiz Garcia.