O carnaval é uma das festas das mais populares do mundo, é também momento em que as pessoas ficam mais vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis. Para alertar sobre este risco, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, durante a manhã de hoje sexta-feira (01), uma blitz educativa, na divisa entre o Estado de Minas Gerais e Espirito Santo.
Durante a ação foram distribuídos informativos e milhares de preservativos (camisinhas) para motoristas, motociclistas e passageiros de vários ônibus que estão indo para o litoral do ES. Todos foram orientados sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. A ação terá continuidade durante a tarde.
DENGUE NO ES
Durante a blitz, a Equipe de Combate a Endemias esteve presente realizando também orientações sobre os cuidados, em áreas de risco de contaminação pelo Aedes Aegypti em regiões com focos positivos no Dengue no litoral capixaba.
O Espírito Santo registrou um aumento de 435,9% no número de notificações de dengue entre os dias 30 de dezembro de 2018 a 02 de fevereiro de 2019. O Estado notificou 2.460 casos da doença nesse período. No mesmo intervalo no ano passado, foram 459 casos de dengue, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
“Queremos conscientizar todos que passarem por nossa barreira que o momento é de alerta contra a dengue”, afirmou o Coordenador de Endemias, Marcelo Magno.
Os Agentes de Endemias, sensibilizaram os abordados sobre as pequenas atitudes e ações de prevenção à dengue e de combate ao mosquito Aedes Aegyti. Foram distribuídos panfletos da mobilização da campanha.