Em entrevista na Rádio Cidade 105,9, de Mantena no programa apresentado por Gilmar Francisco, o secretário de saúde da prefeitura de Mantena, Jânio Assis, orientou a população sobre a febre amarela e alguns problemas encontrados na saúde do município.
De acordo com Jânio a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. A doença é transmitida por mosquitos e comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus.
Disse ainda que a prioridade de vacinação nesse momento é a população da zona rural, pelo risco eminente de contaminação. Segundo ele, existe uma grande demanda por vacinação nos postos de saúde, e poucas vacinas foram disponibilizadas para o município, já que está fora da área de risco, mas o alerta continua ligado.
Além disso, o secretário de saúde falou ainda sobre a transição de governo, que não houve dificultando ainda mais o trabalho, já que assumiram sem nem uma informação do que encontrariam pela frente, como a falta de remédios básicos que são necessários e que estava em falta, é já foi tomada uma medida emergencial para suprir por três meses; até que tudo se encaminhe e volte ao normal.
Pronto Atendimento:
O médico Jânio disse que as internações estão sendo distribuídas nos dois hospitais, que são: Evangélico e São Vicente, sendo intercalado dois dias da semana para cada hospital, e um fim de semana para cada um para não sobrecarregar o atendimento.
Segunda: São Vicente
Terça: Evangélico
Quarta: São Vicente
Quinta: Evangélico
Ao finalizar a entrevista, Jânio disse que sua marca nessa administração será o carinho. Carinho com toda população para caminhar para uma situação melhor.