Aconteceu na última semana o 1º Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.
O Secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Garcia, participou do evento na condição de Conselheiro do Colegiado Nacional.
Vale ressaltar, que Luiz foi indicado pelo Fórum Mineiro dos Comitês de Bacia, e em seguida, eleito para uma das três vagas existentes no Estado de Minas Gerais, sendo o primeiro mais votado em Minas Gerais para um mandato de dois anos, o que o tornou apto a participar do evento.
O Evento de âmbito nacional, abordou dois temas principais, sendo eles, o debate sobre a PL 45/46 (Projeto de Lei 45/46), que trata sobre a privatização das águas do Brasil.
Outro tema, foi a elaboração de toda logística e programação para a realização do ENCOB – Encontro Nacional dos Comitês de Bacia, o qual se realizará em Foz do Iguaçu neste ano de 2022.
Durante o evento, que teve a participação de 44 representações estaduais, Luiz aproveitou sua oportunidade, e usando da tribuna, discursou citando a importância de se derrubar a PL 45/46, frisando a força que tal Plenária tem, visto que estavam 244 Bacias Regionais ali representadas, cada uma, com a possibilidade de se ter o apoio de um Deputado Federal, um Estadual e de um Senador em seus respectivos estados.
Veja abaixo a fala de Luiz na íntegra:
Disse mais, que a maior arma para que a PL 45/46 não seja votada, é esta representatividade, e que está está em suas mãos e deve ser utilizada.
O que é a PL 45/46?
Em resumo, de acordo com Luiz, a água é um bem comum de todos os cidadãos, e a PL 45/46 tem por objetivo privatizar o uso das águas, tirando por exemplo, a autonomia de Estados e Municípios de controlar, organizar e fazer uso de suas águas.
Luiz disse ainda ter feito uma visita técnica a SANASA, Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento em Campinas. A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A é a empresa responsável pelo abastecimento de água, coleta, afastamento e tratamento dos esgotos domésticos no município de Campinas. A empresa atende 99% da população urbana, com 299.019 ligações, através de 3.839,21 km de tubulações. É a responsável também pelo tratamento de águas de esgoto, fazendo delas totalmente reutilizáveis.
Luiz voltou animado, principalmente no tocante a sua fala, da representatividade, da importância de um mantenense estar num colegiado tão expressivo no Brasil.
Que se sente honrado em ter sido escolhido em primeiro, dentre os três de toda Minas Gerais, para fazer parte deste Fórum, que é hoje o parlamento das Águas de todos os brasileiros.
Veja algumas fotos do evento: