O Prefeito

João Rufino Sobrinho – Prefeito (2017/2024)

João Rufino Sobrinho, popularmente conhecido como João Rufino, é filho de José Rufino Pereira e Laurides Pereira (ambos falecidos).

Nascido em Divino – Minas Gerais, em 12 de maio de 1952, ainda jovem, com apenas 17 anos de idade, veio se instalar na região.

No final da década de 60, inicialmente no Córrego Boa Vista, permaneceu por um breve período, aproximadamente 01 ano, de onde encontrando melhor oportunidade, e por ser desde novo um líder nato, de visão apurada para negócios e muito trabalhador, foi aportar no local conhecido como “Serra dos Coelho”, região esta que com a presença de João Rufino, prosperou sobremaneira, parte se tornando o que é hoje o Bairro Tropical. Semente plantada por João Rufino já em prol do crescimento de Mantena.

Daquela localidade, João Rufino saiu em meados de 1976, vindo a se instalar de maneira definitiva no Córrego São Domingos, onde até a presente data vive em sua propriedade rural.

Ali, por décadas, João trabalhou como pecuarista e agricultor, gerou e criou sua família, com muita garra, determinação e honestidade, adquiriu os bens de uma vida.

João é pai de Sidnéia Rufino Gonçalves, Vereadora por vários mandados na Cidade de Orizânia/MG, do também pecuarista e produtor rural Odilei Rufino Pereira, do Farmacêutico, empresário e atual Secretário Municipal de Gabinete Ocimar Rufino Pereira e de Aleixo Antônio Rufino.

Avô de quatro netos, Luã e Ludimila, Ayron e Tylan.

João Rufino, viúvo de sua primeira esposa Irene Gonçalves, vive atualmente com sua companheira Carla Pereira.

Com 65 anos de idade, completos no dia 12 de maio de 2017, João sempre foi vitorioso em sua vida profissional e política no município de Mantena.

Desde que veio para Mantena, decidindo aqui viver o resto de sua vida e escrever uma história de sucesso, João se destacou como um verdadeiro líder comunitário, tanto na zona rural, ainda em Divino das Palmeiras, quando São João ainda era Distrito de Mantena, quanto na sede da cidade de Mantena e região, se tornando Vereador por três mandatos consecutivos, sempre com expressivas votações.

Vale muito destacar que João Rufino esta a frente do Sindicato dos Produtores Rurais de Mantena desde o ano de 2001, demonstrando assim ser um administrador confiável.

João também tem diferenciada participação em eleições de deputados estaduais e federais na região, sempre demonstrando através de seu apoio, força, prestígio e a confiança do povo de Mantena.

De origem simples, como gosta e tem orgulho de mencionar, aprendeu com a vida, e nesta, através de muito trabalho se tornou pecuarista e proprietário rural de muito sucesso.

E agora, Prefeito do Município de Mantena.

Acompanhe abaixo os cargos ocupados pelo atual Prefeito de Mantena João Rufino Sobrinho durante sua trajetória profissional e política no Município de Mantena:

Pecuarista e produtor rural desde a década de 60;

Vereador eleito durante os anos de 1988 a 2000 sempre com expressivas votações;

João desde sempre  mostrou ser um líder político se tornando referência em campanhas estaduais e federais na região;

Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Mantena deste o ano de 2001 até a presente data;

Nas eleições de 2016 foi eleito Prefeito de Mantena, através de uma campanha brilhante, enfrentando grandes, obteve 5.352 votos, o equivalente a 36,62% dos votos válidos de uma campanha com outros dois adversários.