Na manhã desta quinta-feira (18/04), os municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião Norte do Rio Doce – CONSONORTE, reuniram-se para uma importante Assembleia Geral Ordinária. O encontro, sediado no gabinete do prefeito de Mantena e presidente do CONSONORTE, João Rufino, contou com a participação dos prefeitos de Cuparaque, Rogério Vicente, de Mendes Pimentel, Dr. Paulo Antônio, e de São João do Manteninha, Gentil Pereira, bem como dos Secretários de Saúde de Mantena, Ocimar Rufino, e de Mendes Pimentel, Francisco Carlos.
Diversos temas cruciais para a saúde regional foram discutidos, com destaque para a necessidade de disponibilização de serviços de saúde especializados diretamente nos municípios consorciados. Isso visa minimizar a dependência de transporte de pacientes para centros mais distantes, como Governador Valadares e Belo Horizonte.
Um dos projetos em destaque é a implantação do “Vacimóvel”, que consiste na aquisição de veículos equipados para a realização de vacinação itinerante em localidades mais remotas. Este projeto já está bem encaminhado, com recursos liberados pelo governo do Estado para a compra de dois veículos.
Outro ponto abordado foi a possibilidade de realizar licitações compartilhadas entre os municípios consorciados, visando economia de escala e otimização de recursos.
O presidente do CONSONORTE, João Rufino, ressaltou a importância do consórcio como uma ferramenta essencial para promover eficiência na gestão pública e otimização de recursos. Ele destacou que essa cooperação entre municípios possibilita a realização de projetos e a oferta de serviços que, isoladamente, poderiam não ser viáveis.
Além dos prefeitos e secretários de saúde, estiveram presentes na reunião a secretária executiva, equipe administrativa, técnica e de gestão do Consórcio, demonstrando o compromisso conjunto com a melhoria da saúde pública na região.
O CONSONORTE reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional e o atendimento das demandas da população de forma mais eficaz, através da cooperação entre os municípios consorciados.