
O “Dia D de Vacinação” contra o sarampo e a poliomielite será realizado amanhã sábado (18 de agosto), em Mantena. Durante todo o dia, os pais deverão levar os filhos de um ano até menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) ns PSFs Santo Antônio e Vila Nova ou ao Centro Municipal de Saúde, das 7h às 17h.
Até o dia 31 de agosto as crianças devem ser levadas a uma unidade de saúde, mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente. A imunização é importante para evitar o retorno da poliomielite (paralisia infantil) e surtos de sarampo, doença que pode comprometer o sistema imunológico, provocar infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas, entre outras.
Casos de sarampo
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo – em Roraima e no Amazonas. Até a última terça-feira (14), foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5.630 outros casos permanecem em investigação. Já em Roraima, são 296 casos confirmados e 101 em investigação.
Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).
Até o momento, foram confirmadas no Brasil seis mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros).