Uma equipe especializada do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da regional de Governador Valadares, realizou uma força-tarefa na zona rural do município de Mantena, na tarde desta segunda-feira (24), com o objetivo de controlar a população de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue), da espécie “Desmodus rotundus”. O mamífero é o principal transmissor da raiva animal, uma zoonose perigosa e letal.
Logo que o IMA foi notificado sobre o caso suspeito da raiva humana, os profissionais do IMA Gustavo, Alexandre e Gabriel iniciaram a investigação no local onde aconteceu o acidente, com o objetivo de localizar e identificar as colônias de morcegos na região.
Para isso, vistoriaram propriedades rurais, casas e cavernas. Os agentes também orientaram alguns produtores rurais sobre a enfermidade, e a vacinação dos bovinos que deve ser realizada anualmente.
Cabe destacar que, nos animais capturados, foi aplicado pasta vampiricida, que ajuda a prevenir que pessoas e animais domésticos sejam acometidos, pois o veneno promove uma ação coagulante nos morcegos, que se espalha na colônia, infectando e dizimando os animais.
Com esta ação, a expectativa é que a população de morcegos na região esteja controlada em pouco tempo.
Nesta operação, os profissionais do IMA, contou com apoio do Secretário Municipal de Agricultura, Carlos Roberto; do Veterinário, Warley Escala e produtores da região.