O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início nesta segunda-feira (02), ao Censo Agropecuário 2017. A partir de hoje, serão cinco meses de levantamento para obter informações sobre o setor no país.
“Nós iremos visitar todos os estabelecimentos agropecuários do município de Mantena para conhecer a realidade dos nossos produtores rurais”, disse Gilmar Moraes de Freitas, chefe da Agência do IBGE em Mantena.
O Censo vai avaliar dados sobre o que está sendo produzido e como, o tamanho das propriedades, se o produtor tem acesso ao crédito fundiário ou dispõe de sistemas de irrigação, por exemplo.
Será um amplo levantamento, uma pesquisa aprofundada para conhecer esse setor da agropecuária, a ser concluído em fevereiro.
O chefe da unidade do IBGE apresentou o traje que será usado pelos pesquisadores do censo e fez um apelo para que os produtores abram as porteiras para repassarem seus dados. “As informações serão fundamentais para a indução de novas políticas e conhecer melhor a realidade do nosso município”, completou.
O Prefeito, garantiu o apoio necessário ao trabalho das equipes e destacou a importância do Censo. “Todos os produtores abram suas porteiras e passem as informações necessárias. Nós daremos o apoio e a estrutura necessária ao IBGE. O Censo é uma coleta de dados importante para o município e vamos ajudar no que for preciso”, disse o prefeito.
Equipe de Recenseadores Mantena: Raony Cândido Firmino, Lindomar Gonçalves e Robson Gomes; São João do Manteninha – Mariana Cabral Nogueira; Central de Minas – Bruno Viana Silva; Divino das Laranjeiras – Vinilson Eduardo de Souza. Equipe de apoio Stéfane Dias, Letícia Batista, Gilmar Calais e Ycaro Martins.
O produtor que tiver dúvidas sobre o censo ou suspeitar que alguém está se passando por pesquisador em sua propriedade, pode ligar para o número 0800-721-8181 e obter mais informações.