O Conselho Federal de Administração divulgou os dados de índice de governabilidade dos municípios brasileiros. O Índice CFA de Governança Municipal – IGM consiste em uma métrica da governança pública a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Os levantamentos e análises são constatados a partir de dados em diversas áreas como: educação, gestão fiscal, saúde, habitação, recursos humanos, violência transparência, dentre outros.
Do estado de Minas Gerais, Mantena é a única cidade que lidera o ranking nacional. O município ocupa o 1° lugar no que tange municípios com 20.001 a 50 mil habitantes e PIB Per Capita acima de R$14.460,00.
A média do índice de Mantena foi de 8,51 pontos, numa escala que vai de 0 a 10.
Finanças
No quesito finanças, Mantena recebeu a nota 8,68, onde são avaliados itens como: situação fiscal do município, custo da dívida, investimentos em educação e saúde, receita própria, equilíbrio previdenciário e o custo do legislativo.
Gestão
Mantena obteve nota 7,11, que compreende informações sobre o número de servidores efetivos, cargos comissionados, despesas, transparência e qualidade do investimento em saúde e educação, captação de recursos, disponibilidade de informações, lei de incentivo MPEs .
Desempenho
A cidade conquistou a maior nota, 9,75. Neste quesito são avaliadas as taxas de educação, IDEB, saúde, segurança, qualidade habitacional, e vulnerabilidade social.
Segundo o Prefeito João Rufino, o resultado alcançado é reflexo do trabalho desenvolvido nesta administração, mostrando que Mantena está trilhando no caminho certo.”Temos trabalhado com transparência e responsabilidade esse é o segredo para que o município seja destaque no estado e no país”.