A revisão do plano Minas Consciente, programa que prevê a retomada segura e responsável da economia no Estado, já foi publicada. As alterações buscam simplificar as orientações do Estado e adequá-las à realidade dos municípios.
Com revisão, o município de Mantena foi classificado na onda “VERMELHA” e o Governo do Estado divulgou orientações do que pode funcionar no município entre os dias 08 a 14/08/2020. Veja lista completa abaixo.
Ondas
Onda Vermelha
As macrorregiões de Saúde Centro, Noroeste, Jequitinhonha, Nordeste, Leste e Vale do Aço estão na onda vermelha do novo plano. Nesses locais, está autorizada a abertura dos seguintes serviços:
– Supermercados, padarias, lojas de conveniência; – Bares, restaurantes e lanchonetes (somente para delivery ou retirada no balcão);
– Restaurante de beira de estrada (funcionamento de atendimento normal); – Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros; – Serviços de ambulantes de alimentação; – Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop; – Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito; – Vigilância e segurança privada; – Serviços de reparo e manutenção; – Lojas de informática e aparelhos de comunicação; – Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões; – Construção civil e obras de infraestrutura; – Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
Onda Amarela
As macrorregiões de Saúde Norte, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Sul, Centro-Sul, Sudeste e Leste do Sul apresentaram índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais, contemplados pela onda amarela. Nesta fase, são permitidos:
– Bares (consumo no local); – Autoescola e cursos de pilotagem; – Salão de beleza e atividades de estética ; – Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; – Papelaria, lojas de livros, discos e revistas; – Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem; – Comércio de itens de cama, mesa e banho; – Lojas de móveis e lustres; – Imobiliárias; – Lojas de departamento e duty free; – Lojas de brinquedos.
Onda verde
Nenhuma macrorregião mineira apresentou, até o momento, índices favoráveis para a inclusão na onda verde, que permite a abertura de academias, clubes, cinemas e estúdios de piercings e tatuagens, entre outros serviços. Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.
Microrregiões
Além das macrorregiões, os dados das 62 microrregiões mineiras também foram considerados, permitindo que elas sejam divididas por ondas, conforme as realidades específicas. Caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá a cada prefeito optar por qual das duas recomendações seguir.
Prefeitura Municipal de Mantena, “Cuidando da Nossa Gente”.