Aconteceu nesta terça-feira, 28 de março, pregão presencial para a contratação de empresa para prestação de serviço para manutenção da rede de iluminação pública, de call center e de locação de software, para atender o município de Mantena.
As empresas Astroluz Serviços e Comércio Ltda, Totalcad Ltda, Alfa Centro de Contratos Ltda-ME, I.L. Soares-ME, Parnajar Castro – ME, Vagalume Instalações e Manutenção Elétrica Ltda e Renato de Melo Gomes – ME, participaram do pregão.
Após todo os trâmites do processo, a empresa vencedora da modalidade de locação de Call Center foi a Vagalume Instalações e Manutenção Elétrica Ltda; na modalidade locação de software a empresa Totalcad Ltda e na modalidade de manutenção da rede de iluminação pública a empresa I.L.Soares, foi a vencedora.
A atual administração é sabedora que inúmeros problemas envolvendo a iluminação pública está acontecendo na cidade, uma vez que, desde que foi criado o consórcio público – CIMLESTE este era responsável por contratar empresa para cuidar da iluminação pública dos municípios consorciados.
Porém a empresa contratada no ano de 2015, Engelmig estava fazendo a reparação e trocas das lâmpadas, mas desde o final do ano, o serviço não estava sendo prestado como deveria no contrato, contrato este que teve o Termo Aditivo de vigência no período de 20 de Fevereiro 2016 a 19 de Fevereiro de 2017, gerando inúmeras ocorrências e serviços que não foram feitos, deixando a população insatisfeita e dezenas de ruas às escuras.
Diante dos fatos, o prefeito de Mantena João Rufino, atual presidente do Cimleste, e de término do contrato e da decisão de alguns prefeitos consorciados a não permanecerem associados, decidiu com sua equipe de trabalho, que a licitação para resolver todo o problema da iluminação pública, fosse feita direto via prefeitura municipal.
João Rufino explicou que quando assumiu a presidência da Cimleste no dia 19/1, constatou que o contrato da empresa responsável pelo serviço terminaria em fevereiro, mas que havia muitas reclamações de que não estavam atendendo a população.
-“Hoje há uma lista enorme com mais de 100 lâmpadas para serem trocadas, e a população está correta em reclamar, porque a empresa não fez o serviço, mas deixo claro que a culpa não é da nossa administração, mas assim que tomamos “pé da real situação”, solicitei que contratasse a empresa via licitação pela prefeitura e não pelo Cimleste. Nossa gestão, que é comprometida com o nosso povo, que paga seus impostos e vem descontando na sua conta de energia, estaremos daqui pra frente assumindo a iluminação pública e esperamos que o mais rápido possível, todos os problemas comecem a ser sanados. Pretendemos colocar uma pessoa responsável para ficar por conta deste serviço, atendendo a população, suas reclamações e iremos cobrar da empresa se o serviço esta sendo feito”, disse o prefeito.
A empresa responsável, de acordo com o contrato, começa os trabalhos a partir da próxima quarta-feira, 5 de abril. Ela será responsável por executar serviços de manutenção corretiva e preventiva do sistema de iluminação pública do município e poda de árvores.
Em breve estará sendo divulgado telefone para atendimento a população.