Prefeitura de Mantena orienta sobre Carteira de Trabalho digital

A Prefeitura Municipal Mantena orienta a toda população sobre a Carteira de Trabalho Digital – documento totalmente eletrônico e equivalente à antiga Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O documento digital pode ser instalado em Smartphones com sistema operacional Android e iOS e funcionará como uma extensão do documento físico.

A mudança vai assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos, por exemplo: ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel, bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital.

Carteira Digital é disciplinada pela Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Para obter o novo sistema, o cidadão deve seguir os seguintes passos:

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital é necessário obter a senha de acesso no Acesso.gov.br. Para aqueles que não possuem a senha, poderão adquiri-la através do Aplicativo da CTPS Digital, ou clicando no link a seguir Acesso.gov.br.

Você deverá informar seus dados pessoais: CPF, Nome Completo, Telefone Celular para receber SMS e e-mail.

Lei 13874-2019 de 20-09-2019 – Liberdade Econômica

Portaria 1065-2019 CTPS Digital

Passo a Passo – CTPS DIGITAL – APP e WEBPerguntas

Frequentes – Carteira de Trabalho Digital