A Prefeitura Municipal de Mantena, tem feito um trabalho diferenciado e sistematizado, desenvolvendo ações para melhorias no atendimento para os munícipes de Mantena e Distritos.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, sob direção da Secretária Ernanda Danusia, e por meio da Secretaria Municipal de Saúde, sob direção do Secretário Dr. Jânio Assis, com as equipes do Cadastro Único, NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde – UBS de Limeira e Barra do Ariranha fizeram uma busca ativa IN LOCO para cadastramento e atualização de cadastro dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Ernanda Danusia, o BPC é conhecido popularmente como “LOAS ou aposentadoria sem 13º” e busca garantir com respaldo na Constituição Federal, o direito a um salário mínimo à pessoa idosa ou deficiente que não possui meios para garantir as suas necessidades básicas e que a inclusão no Cadastro Único das pessoas que possuem o BPC, seja por idade ou por deficiência, passou a ser obrigatória pelo Governo Federal e o prazo para inclusão vencerá no dia 31 de dezembro de 2017, estando os beneficiários não cadastrados sujeitos ao corte ou suspenção do benefício.
Tendo em vista o curto prazo para inclusão das famílias no Cadastro Único, o Coordenador Municipal do CADÚNICO e Programa Bolsa Família Walace Alves Gonçalves em consonância com a Coordenadora Geral de Saúde Edna Ramalho; Coordenadora da Atenção Básica e do NASF Laís Assunção e a Assistente Social do NASF Daniele Vaz, com apoio das equipes das UBSs dos Distritos de Limeira e Barra do Ariranha fizeram pela primeira vez em Mantena, um trabalho intersetorial entre este dois tripés que integram a seguridade social: Assistência Social e Saúde, o terceiro braço deste tripé é a Previdência.
O trabalho intersetorial começou já a algumas semanas, com a Assistente Social Daniele vem fazendo o levantamento das família com o apoio da enfermeira Ângela Vinhal, sua equipe de Agentes Comunitários de Saúde – ACS: Thiago Oliveira; João Paulo de Abreu; Afrânio Dirceu; Adriana Maria Ramos; Keila Dias; Kaique Garcia e demais da equipe (Distrito de Limeira). Contou também com o apoio da enfermeira Geovana Borges, sua equipe de ACS: Edilene Eliodorio; Thiago Ramalho; Danila Xavier; Lindomar Batista; Rivelino Nascimento; Delvania Bazilio e demais da equipe (Barra do Ariranha).
Em Barra do Ariranha também contou com o apoio da Diretora Escolar da Escola Municipal Vereador David de Almeida Maria da Penha Monteiro e sua vice Mirleide Virgilino, pela acolhida e disponibilidade.
Após feito o levantamento, a Secretaria de Assistência Social disponibilizou trabalhadores para irem até os locais para realizarem os cadastramentos: A supervisora do Cadastro Único Greiciane Martins, e as orientadoras sociais Eliane Vilaça e Greicy Onde Fonseca.
A Assistente Social Daniele salientou que algumas vezes ouve a necessidade de alguns membros de ambas as equipes deslocarem-se até a residência de alguns beneficiários devido às necessidades específicas de alguns. O trabalho em rede foi relevante para dar continuidade à garantia de direitos neste Distritos e que serão feitas novas parcerias.
O Coordenador Municipal Walace alerta que a inscrição no Cadastro Único, além de manter o BPC, ainda dá acesso à outros benefícios, como por exemplo a Carteira do Idoso; a IDJOVEM (descontos ou gratuidade em viagens interestaduais); Programa Bolsa Família; Tarifa de Energia Social e outros benefícios.