As margens do Rio São Francisco já receberam mais de 250 mudas de plantas nativas exóticas remanescentes da mata atlântica. A ação, foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente que visa recuperar a área evitando a erosão e o assoreamento.
Nas margens do rio próximo a Avenida Antônio Firmino com a rua Rio Grande do Norte foram plantadas cerca de 130 mudas e aos fundos da Escola Municipal Petrina Pinto Pereira 120 mudas, recuperando uma área de mais de 1km que foi muito prejudicada com as fortes chuvas dos últimos anos.
A mata encontrada nas margens de rios e córregos é conhecida como mata ciliar. Esta vegetação, além de reduzir o acúmulo de sedimentos (assoreamento) do leito dos rios, possui grande importância para a fauna, que a utiliza como corredores de trânsito entre fragmentos florestais.
A equipe da secretaria também vem cuidando da área que fica na subida da rua São Francisco sentido o bairro Esplanada, onde foram plantados as margens da rodovia 3 qualidades de especieis de Ipê, num total de 104 mudas até a pista de caminhada completando assim a arborização nesse local.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Luiz Garcia, as mudas escolhidas para este plantio foi o ipê que se adaptada ao ambiente mais úmido. Para ele, além de deixar o local mais bonito, o plantio de árvores torna o ambiente mais vivo.
Luiz ainda ressaltou que na área do estacionamento da Pedra do Emiliano também foram plantadas 100 mudas nativas de especieis remanescentes da mata atlântica.
Num trabalho constante a secretaria vem cuidando com muito zelo da revitalização e manutenção das praças e jardins, com pintura, reposição de bancos e plantio de mudas ornamentais. São 2 funcionários escalados diariamente para limpar as margens dos rios que cortam a parte urbana, e também da Praça de Lazer Edite Trindade de Souza Coelho.
Nesse período chuvoso através da Defesa Civil a equipe da secretaria foi contactada para fazer a retirada de 11 árvores de grande porte que caíram nos rios, e de mais 8 árvores em vias urbanas dos bairros periféricos que traziam perigo a população.
E assim a secretaria de Meio Ambiente vem trabalhando com muita disposição e afinco para cuidar de nossa cidade.