A Prefeitura Municipal de Mantena através da Secretaria Municipal de Saúde, receberam na sede da Assoleste, membros do Conselho Regional de Psicologia e Psicólogos, na tarde de de segunda-feira, (23 de abril), e debateram a Psicologia em Foco com o tema “Rede de Atenção Psicossocial: avanços e desafios em Saúde Mental”. O evento é realizado pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais.
O Prefeito Municipal, disse que a reunião foi mais uma oportunidade para fortalecer ainda mais a Rede de Atenção Psicossocial no município de Mantena e garantir um melhor atendimento para os pacientes com sofrimento mental.
“A Rede de Atenção Psicossocial é um instrumento para dar ênfase ao atendimento de saúde mental que estamos realizando no Caps, para que seja realizado atendimento específico a usuários com transtornos mentais graves e persistentes”, disse o Secretário de Saúde, Ocimar Rufino. Ele destacou, ainda, que os direitos e a proteção das pessoas com transtornos, são assegurados sem qualquer forma de discriminação quanto à raça, cor, sexo, orientação sexual, religião, opção política, nacionalidade, idade, família, recursos econômicos ou qualquer outra.
A coordenadora do CAPS, Claudineia, disse que o município de Mantena busca garantir uma assistência de qualidade e humanizada com o olhar voltado para a inserção social dos portadores de transtornos mentais. “Temos procurado atender da melhor forma possível nossos pacientes, oferecendo atendimento com acompanhamento clínico, reinserção social e fortalecimento dos laços familiares”, finalizou Claudineia.
As Psicologa Mayara Peres e Solange Nunes Coelho, abordou diversos assuntos relacionados aos pacientes com transtornos mentais, articulou estratégias para maior adesão dos pacientes ao tratamento visando melhorar a qualidade de vida dos mesmos, e a importância do CAPS nesse âmbito.
O debate contou com a participação do Prefeito Municipal, Vice-prefeito, Vereadores, Mayara Peres (Psicóloga, com especialização em Dependência de Drogas), Solange Nunes Coelho (Psicóloga com especialização em Saúde Mental e Gestão Pública, Conselheira do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), Roberto Jório (Psicólogo e especialista em Psicologia Clínica), Psicólogos, Servidores do CAPS e Secretários Municipais.