A partir do segundo semestre de 2018 o município de Mantena, passará a ser gestão plena do sistema de saúde, o que significa um avanço no gerenciamento dos recursos financeiros e da estrutura de atendimento à população, a excelente notícia foi passada pelo Secretário de Saúde, Ocimar Rufino, que esta no Auditório da Superintendência Regional de Saúde em Belo Horizonte participando da Oficina de Capacitação dos municípios que assumirão a gestão plena em saúde, Ocimar esta acompanhado do Secretário da Fazenda, Marcelo Ramalho, Assessor Jurídico Dr. Alex e Coordenadora da Regulação do Município de Mantena, Dalete.
Com a mudança, o município passa a ter autonomia sobre as decisões relativas ao setor, destacou o secretário de Saúde, Ocimar Rufino. “O Município passa a ter o poder de definir sobre os investimentos em saúde e isso é muito importante”.
O secretário explicou que o Município vinha se preparando para assumir a gestão plena do sistema de saúde e nos últimos meses foram aceleradas as providências para cumprir as exigências do Ministério da Saúde para que uma cidade passe a gerenciar o sistema sozinha. Isso significa receber diretamente do Governo Federal os recursos e também determinar onde serão aplicados, além de auditar os procedimentos realizados, prestando contas diretamente à União. Antes, o gerenciamento era ligado ao Governo do Estado.
“Com autonomia para definir os investimentos da área, a Prefeitura vai poder melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Ele destaca, por exemplo, que haverá um impacto positivo no funcionamento do Hospital. Hoje, se há necessidades de investimento, é preciso fazer convênios com o Governo do Estado para que eles ocorram e esse processo costuma demorar. Com as decisões municipalizadas, o caminho fica mais rápido.
No final do processo, o resultado que queremos alancar é a satisfação dos usuários do sistema público de saúde, finalizou o Secretário de Saúde Ocimar Rufino.