TRÂNSITO l Revitalização de faixas de pedestres prioriza áreas de escolas

A Prefeitura M. de Mantena, por meio da Secretaria M. de Trânsito e Transporte está revitalizando a sinalização de faixas de pedestres em várias vias da cidade.

Com o intuito de garantir um trânsito seguro e facilitar a travessia de alunos e pais, foi priorizada a revitalização nas proximidades das escolas.

“Estamos trabalhando quase que diurnalmente para da mais segurança no trânsito de nossa cidade.  Peço a colaboração dos motoristas e aos pedestres para a necessidade a atravessar as vias na faixa de pedestres”, disse o Diretor M. de Trânsito, Jorcelino Macedo.

Segue abaixo algumas dicas importantes que a Prefeitura M. de Mantena através da Secretaria M. de Trânsito e Transportes preparou pra você motorista seguindo as regras e as leis de trânsito. 

1. PEDESTRE  TEM SEMPRE  PRIORIDADE NA TRAVESSIA ?

Mesmo que o sinal de semáforo tenha aberto para os carros, o pedestre tem prioridade na travessia da faixa, aguarde o pedestre concluir a travessia da faixa para seguir com segurança (art. 70, parágrafo único CTB);

2. ATENÇÃO! FAIXA DE PEDESTRE À FRENTE, REDUZA A VELOCIDADE E DÊ TOQUES NO FREIO.

Quando estiver se aproximando da faixa de pedestres, dê alguns toques de advertência pisando levemente no freio para avisar o motorista que vem atrás da sua intenção de parar para o pedestre atravessar na faixa; Alegar que não parou na faixa para o pedestre passar porque o carro de trás vinha em alta velocidade não justifica, pelo menos, nas Juntas Administrativas de Recursos de Infração (JARI´s), pois é dever do motorista dirigir com atenção e segurança.

3. AO PARAR ANTES DA FAIXA, DEIXE O CARRO ENGATADO EM PRIMEIRA E PISE NO FREIO. 

Esse procedimento vai impedir que seu carro seja lançado para frente, caso o carro de trás colida na traseira do seu,  e possa atropelar o pedestre.

4. É INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA NÃO PARAR PARA O PEDESTRE. 

Deixar de dar a vez ao pedestre é infração gravíssima com 7 pontos na carteira. Importante lembrar que todos nós, motoristas, também somos pedestres e merecemos ser respeitados no trânsito. Então, respeite, pare na faixa de pedestres, permita a travessia; faça a sua parte para um trânsito melhor e seguro;

5. RESPEITE O TEMPO DE TRAVESSIA DO PEDESTRE NA FAIXA.

Cada pessoa tem o seu tempo de travessia. Pessoas idosas, cadeirantes, pessoas debilitadas, mulheres grávidas, com criança de colo, são pessoas que costumam atravessar mais lentamente a faixa de pedestres. Portanto, aguarde com paciência e educação. No trânsito, os veículos maiores são responsáveis pelos veículos menores e todos juntos, são responsáveis e devem cuidar e proteger o pedestre (art. 29, CTB).

6. LEMBRE-SE DE LIGAR O PISCA ALERTA DO CARRO.

Sempre que você parar para a travessia de pedestres na faixa de segurança ligue o pisca alerta do carro (somente enquanto estiver parado) para avisar o motorista que vem atrás e garantir  que o pedestre não seja atropelado pelo carro ou moto que vai passar ao seu lado, estique o braço para fora da janela e faça movimentos lentos para cima e para baixo. Isso significa “baixe a marcha e a velocidade”, e o condutor vai entender que alguém esta atravessando a faixa de segurança;

7. NUNCA AMEACE OS PEDESTRES.

Está no art. 170 do CTB: constitui infração gravíssima: Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículospunida com multa e suspensão do direito de dirigir;

 

Prefeitura Municipal de Mantena,”Cuidando de Nossa Gente”.

 

Compartilhe