Com objetivo de orientar e fortalecer as ações de prevenção e enfrentamento a violência contra a mulher, a Prefeitura de Mantena, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou diversas palestras, durante o mês de agosto.
A Campanha Agosto Lilás foi criada em alusão a Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, quando surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.
A Lei 11.340, de 2006, ganhou o nome de lei Maria da Penha em homenagem à farmacêutica bioquímica que ficou paraplégica devido a agressões sofridas em 1983 do então marido, o economista e professor universitário colombiano Marco Antonio Heredia Viveros. Ele primeiramente atirou na esposa, simulando um assalto. Depois tentou eletrocutá-la enquanto ela tomava banho. Somente em outubro de 2002, a seis meses do prazo de prescrição do crime, Viveros foi condenado e preso, mas cumpriu apenas dois anos (um terço) da pena e acabou solto em 2004.
As palestras foram realizadas pelos os profissionais da Assistência Social nas seguintes localidades: Escola Municipal de Limeira, Escola Municipal de Nazário, Escola Municipal de Ariranha, Projeto Vida Ativa (sede – Mantena), Mulheres atendidas pela SEMAS (sede – Mantena).
A campanha “Agosto Lilás” contou com a apoio de colaboração dos setores: Cras, Creas, Cadúnico, Centro Público de Convivência Ciranda da Alegria, Câmara Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar – Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica e APAE.
Viu ou soube qualquer tipo de violência contra a mulher? Denuncie! 📲 Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher), Disque Denúncia (181) ou Disque 190 (Polícia Militar).