Aconteceu no último domingo, 01/10, das 8h às 17h, a eleição para a escolha dos conselheiros tutelares em Mantena. Com um total de 08 candidatos, cinco foram eleitas para assumir o mandato a partir de janeiro de 2024 até 2028.
Cerca de 2.249 eleitores compareceram para votar na Escola Estadual Profª. Zilda Pinheiro da Silva, sendo que o voto não é obrigatório, porém, é um direito de todo eleitor exercer a sua cidadania.
Num clima de muita tranquilidade a votação transcorreu sem nenhum problema. De acordo com o presidente do CMDCA – Adelson Sena a votação foi transparente, com as candidatas respeitando as regras e o comparecimento foi além do esperado.
A promotora de Justiça, Dra. Bárbara Rodrigues acompanhou todo o processo, e disse que ficou muito satisfeita de como o processo eleitoral foi organizado em cada localidade e parabenizou a toda equipe do conselho pelo trabalho desenvolvido e todos que trabalharam na eleição e que estará reunindo com todas as conselheiras tutelares eleitas para mais informações e capacitação.
Em Mantena foram eleitas:
Eloiza Helena dos Santos – a Tia Elô com 582 votos
Sônia Goreth com 362 votos
Sarah Rosa Amâncio de Oliveira com 309 votos
Maria das Graças Campos com 292 votos
Gisleide Ferreira de Souza – Leda com 258 votos
O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo e não jurisdicional. É encarregado de fiscalizar e zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. As pessoas que atuam no Conselho são chamadas de conselheiros e entre as suas atividades está o papel de representar a comunidade e atuar junto a Instituições e entidades para assegurar tais direitos. Os membros do Conselho, cinco no total, são eleitos através de voto direto, para mandato de quatro anos.