Estamos trabalhando SIM! Paciente vítima de AVC é transferido via UTI móvel através do sistema público de saúde pela primeira vez em Mantena.

| Saúde Mantena!

Dizer que a Saúde de Mantena não funciona não é verdade!

Dizer que o Pronto Atendimento localizado no Hospital São Vicente, administrado pela direção do Hospital com total apoio da Secretaria de Saúde, através de médicos e suprimentos não funciona, também não é verdade.

Hoje, domingo, 28 de junho de 2020, algo inédito e vitorioso ocorreu em Mantena.

Um morador local, de nome Sr. Honorato, contando com sessenta e poucos anos, passou mal em sua casa na última quarta feira, sendo encaminhado ao PA.

Ali, foi constatado então um Acidente Vascular Cerebral, e, graças aos equipamentos adquiridos pela Secretaria de Saúde municipal, aliados ao excelente atendimento médico e profissional recebido por ele no PA, primeiramente pelo médico Dr. Vitor, onde o mesmo foi estabilizado e pôde esperar que a equipe do PA, entrasse em contato via Estado, e conseguisse para ele uma vaga de UTI. Sendo acompanhado posteriormente pelo Dr. Marlus e Dr.ª Grazziella Bonatto e suas equipes.

Não só isso, mas que sua transferência ocorresse através de uma aeronave (UTI móvel, aérea), viesse até aqui, com profissionais médicos, enfermeira, piloto e demais profissionais, e realizassem todo o procedimento de transporte aéreo. Da melhor e mais segura maneira possível.

Vale muito salientar, antes de tudo, que não se trata de um paciente com covid.

Trata-se de um caso de AVC, que precisou de atendimento de urgência e tratamento completo em UTI.

O que foi conseguido de forma totalmente pública, gratuita,  e graças ao esforço e a garra da equipe do Pronto Atendimento local, nas pessoas do médico Dr. Vitor, da médica Dr.ª Grazziella Bonatto, Dr. Marlus Geize, Interno Kaio, Enfermeira Irmã Elizete, Ténico Maia, Enfermeira Maria Francisca, Limpeza e higienização Maria Helena, Fisioterapeuta: Alexsander Alves da Silva (CRAFA), Enfermeiros Cássio e Kássio, Técnicos Alexandre, da atendente Meire, da Enfermeira Pauline, da Técnica Keila e de forma especial da Recepcionista Nilsandra, que ficou todo o tempo ligando e buscando a vaga, e por fim conseguindo uma verdadeira vitória, que é de toda equipe.

Com já dissemos, a equipe médica (UTI móvel), chegou de avião em Mantena, pousando no Aeroporto da empresa Toledo Mineração, e dali partiu em viagem com seu sobrinho de acompanhante para ser tratado em uma UTI.

Precisamos mais uma vez também explicar, que por estarmos no Estado de Minas Gerais, é o Estado, e não o município que define para onde um paciente vai para ser tratado em uma UTI, mas que por competência, agora com equipamentos e profissionais de saúde capacitados, já temos condição de manter um paciente estabilizado, com respiradores e equipamentos, até que uma vaga seja liberada via sistema.

A Dr.ª Grazziella Bonatto se expressou da seguinte forma em relação ao fato ocorrido:

Fico muito feliz em ver que “vencemos” essa batalha. A equipe do Pronto Atendimento de Mantena e do Hospital São Vicente, estão desde quarta-feira empenhados em prol dessa vida.

A família e o paciente estão graças ao esforço da equipe tendo a chance de preservar a vida deste paciente.

Se hoje não tivéssemos junto ao secretário de saúde Ocimar Rufino e ao administrador do hospital, montado a semi intensiva, e a equipe não perdido a fé, a garra, batalhado pela vida e pelo devido suporte deste paciente, ele já teria ido a óbito quarta ou quinta.

Médicos, enfermeiros, recepcionistas, buscaram a vaga incansavelmente, e prestaram atendimento adequado mantendo este paciente vivo. Muito orgulhosa de fazer parte dessa equipe, de representar essa equipe. Meu orgulho, admiração a cada um que se empenhou! Parabéns!!!! Que Deus os preserve sempre!!!

O Secretário Ocimar Rufino também se manifestou sobre o ocorrido em Mantena.

Gratidão, a esta equipe, à administração do Prefeito João Rufino pelo apoio e investimento sempre em Saúde, enfim de todos os envolvidos. Sabemos muito bem como são as coisas, da tensão que ocorre nestes momentos, da luta pela vida. Devemos valorizar muito nossos profissionais de saúde. Parabéns mais uma vez a esta equipe e a todos os envolvidos na saúde pública. Estamos indo bem, buscando recursos, trabalhando e vencendo. 

Mantena continua em frente. Para alguns poucos não, mas para quem precisa, que utiliza a saúde pública, sabe e sente, que muitos avanços temos conseguido diariamente, através da administração e da Secretaria de Saúde, para que tudo que esteja a nosso alcance seja investido em nossa saúde pública.

O Sobrinho do Sr. Honorato deixou um recado muito importante, que merece toda atenção e carinho de nossa população. Confira!

Estamos trabalhando sim, sábado, domingo, feriado, dia e noite, CUIDANDO DA NOSSA GENTE!

Veja a seguir um vídeo com familiares e profissionais do PA relantando todo o ocorrido com o Sr. Honorato, um cidadão mantenense que precisou e foi atendido pela saúde pública.

Compartilhe