Na manhã desta segunda-feira, 28 de agosto, uma reunião de grande relevância foi realizado no Plenário da Câmara Municipal. A reunião, convocada pelo presidente da Casa, Wanderson Branca de Neve, teve como foco principal a discussão sobre o repasse do piso salarial da enfermagem para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do município.
O encontro contou com a presença do Secretário de Saúde Ocimar Rufino, osvereadores, Wendel Satil, vice-presidente da Câmara, Hudson Said, 1º secretário, bem como os vereadores Sargento Ricardo, Walace Gonçalves, Valtair da Ambulância, Genivaldo Assis e Wesley Vila Som. Além disso, autoridades do âmbito da saúde e administração estavam presentes, como a Secretária de Administração Deusely Lessa, a controladora interna Evânia Prado, o chefe de Recursos Humanos Paulo Roberto e a Subsecretária Sheyla Moraes. Profissionais da área de enfermagem, incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, também participaram ativamente das discussões.
O Secretário Ocimar Rufino iniciou a reunião com uma detalhada explicação sobre as portarias relacionadas ao tema, elucidando quem possui direito aos benefícios, o processo de cálculo do piso salarial, o cronograma de repasses, bem como os critérios e procedimentos para a distribuição da assistência financeira complementar da União, que tem como objetivo garantir o cumprimento do piso salarial estabelecido para os profissionais da enfermagem até o mês de dezembro de 2023. Ele também abordou a proposta de um Projeto de Lei que será submetido à Câmara Municipal para autorizar o repasse financeiro por parte do Poder Executivo.
Após as apresentações e aprofundamento nas discussões, tanto por parte dos legisladores quanto do público presente, o presidente Wanderson Branca de Neve ressaltou a importância do encontro e anunciou que a reunião da Câmara ocorrerá na terça-feira, dia 29 de agosto, às 15 horas. Nessa sessão, o Projeto de Lei que visa autorizar o repasse financeiro do Poder Executivo em apoio à classe da enfermagem será submetido à votação.
A questão do piso salarial na área da saúde, em especial para os profissionais da enfermagem, tem se destacado como um tema de grande relevância e sensibilidade, principalmente considerando o papel vital que esses profissionais desempenham na sociedade. As decisões tomadas nesse contexto não só afetam diretamente o bem-estar desses trabalhadores, mas também influenciam a qualidade dos serviços de saúde prestados à comunidade como um todo.