Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 23 de agosto, na Câmara Municipal, reunião com a diretoria da ASSEUMAN – Associação dos Estudantes Universitários de Mantena, sobre o auxilo financeiro para custeio de despesas com o transporte dos estudantes.
A reunião contou com a presença do prefeito João Rufino, acompanhado dos secretários municipais Eliane Lourindo (Educação), Deuseli Lessa (Administração) e Marcelo Ramalho (Fazenda), do presidente da Câmara Sargento Ricardo, e os vereadores Wendel Satil, Hudson Said, Wesley Vila Som, Genivaldo Assis, Valtair Galvani, Maria do Moreno e Geane do Lico e os estudantes representados.
Com a pandemia, as aulas presenciais foram suspensas das faculdades, assim como o auxílio financeiro da prefeitura à instituição ASSEUMAN, uma vez que os ônibus não estavam circulando.
Este mês de agosto, algumas faculdades voltaram a ter as aulas presenciais, e os alunos solicitaram ao Poder Executivo e Legislativo para que o repasse fosse retornado.
O prefeito João Rufino ressaltou que algumas mudanças e ajustes deveriam ser feitos, uma vez que a prefeitura com a parceria da Câmara, repassava o valor de R$25.000,00 (vinte e cindo mil reais) mensal para a instituição, recurso esse gerido pela diretoria junto aos estudantes.
Com o retorno das aulas, é preciso que cada representante dos ônibus faça a listagem do total de alunos que estarão indo para a faculdade, para que a prefeitura faça o repasse e que seja distribuído igualitário a cada estudante.
Até a paralisação das aulas, o repasse era dividido entre 198 alunos que estudavam em Governador Valadares, Colatina e Nova Venécia.
Acertados os ajustes foi marcado para que a diretoria apresente o relatório dos estudantes até o dia 20 de setembro, para que o convênio seja feito e assinado com as partes interessadas.
Desta forma fica firmado mais uma vez, o compromisso dos dois poderes com a instituição Asseuman, onde desde 2017, vem contribuindo com a educação dos estudantes de Mantena.