Prefeitura de Mantena cria comitê de enfrentamento ao Coronavírus e publica decreto com medidas preventivas

A Prefeitura Municipal de Mantena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem atuando diariamente para o combate ao novo coronavírus e controle da (COVID-19).

Na última sexta-feira (21), aconteceu a primeira reunião do Comitê Extraordinário de Saúde, criado para abordar medidas de prevenção e tomar decisões emergenciais durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

O comitê é integrado pelos seguintes representantes:

A imagem pode conter: texto

Veja a íntegra dos Decretos abaixo:

DECRETO 039-2020 – Faz retificação no decreto 038-2020

DECRETO 040-2020 – Adota novas medidas COVID-19

O Novo Coronavírus (COVID-19) é um vírus que causa doença respiratória. O quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças, quando pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações, em casos extremos, pode levar a óbito.

RECOMENDAÇÕES: Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%, principalmente:- Após tossir ou espirrar;- Depois de cuidar de pessoas doentes;- Após ir ao banheiro;- Antes e depois de comer.Ao tossir e ou espirrar:- Cubra a boca e o nariz. Use os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. E, se usar, lembre-se de lavar bem com água e sabão;- Se usar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos. Use, preferencialmente, lenços descartáveis.

Máscaras: No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população geral. Apenas quem está com gripe e ou tosse Quem estiver saudável não precisa se preocupar, mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. São cuidados simples e importantes que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.

Prefeitura Municipal de Mantena,”Cuidando de Nossa Gente”.