A Prefeitura Municipal de Mantena definiu os procedimentos a serem adotados para a prevenção do coronavírus (Covid-19) no município, através do decreto N° 37, embasado nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.
As medidas foram definidas, em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (17), pelo Prefeito João Rufino, e contou com a presença do Vice-prefeito, Luiz Garcia, Tenente-coronel Luiz Allan Carvalhaes, Secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto, Secretário de Saúde, Ocimar Rufino, Secretário de Planejamento, Heverton Monteiro, Secretário de Obras, Marcos Mendes, Secretário de Esportes, Alcides Guerra, Secretário de Cultura e Ind. e Comércio, Mauro Pereira, Secretário da Fazenda, Marcelo Ramalho, Secretária de Assistência Social, Ernanda Danusia, Secretária de Educação, Creuza Muniz, Diretor do Saae, Paulo Abilio, Secretário de Administração, Jorge Verano e Vereador Sargento Ricardo.
Entre as determinações previstas no decreto está a suspensão das aulas em toda a Rede Municipal de Educação, o que incluí escolas de ensino fundamental e infantil. A medida deve entrar em vigor somente a partir do dia (18 de março) com prazo de vigência de 12 dias, podendo ser prorrogada caso haja determinação das autoridades em saúde do município.
– Realizar lavagem frequente das mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez, esfregando os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool; – Evitar contato próximo com pessoas doentes; – Ficar em casa quando estiver doente; – Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; – Evitar tocar olhos, boca e nariz; – Em locais com grande concentração de pessoas, preferencialmente, mantenha-se a pelo menos 1 metro de distância de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando; – Se tiver de tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço dobrado; – As mesmas recomendações valem para qualquer local fechado, como o ambiente de trabalho; – O uso de álcool gel é uma medida eficaz para higienização das mãos, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, deve ser considerada uma segunda opção, somente para ocasiões em que não é possível lavar as mãos com água e sabão; – As máscaras devem ser usadas somente por aqueles que já estão infectados pelo vírus, por profissionais da saúde ou por pessoas que estão com sintomas do coronavírus.
Prefeitura Municipal de Mantena,”Cuidando de Nossa Gente”.