Na tarde da última quarta-feira (30 de janeiro), ocorreu uma oficina dirigida pelo técnico Israel Barcellos, no CRAS de Mantena, a qual tratou sobre os Serviços Sóciassistenciais.
Ao longo de toda a oficina em forma de roda de conversa, surgiram várias perguntas e dúvidas que foram sanadas pelo técnico. Diversas informações foram direcionadas aos usuários, falou-se sobre o que é o CRAS e qual é o seu papel; o Benefício de Prestação Continuada – BPC da LOAS (idoso e deficiente); as oficinas ofertadas pelo programa “ACESSUAS Trabalho”; em consonância com os projetos PRECID e PROCATEF que acontecerão na Secretaria Municipal de Assistência Social (Corte & Costura e Cabeleireiro); a inserção no mercado de trabalho, o Benefício Eventual na forma de Cesta Básica; do que se trata o Número de Identificação Social – NIS; sobre como adquirir o ID Jovem; Carteira do Idoso; oficinas de Informática e Violão que são ofertadas no Centro Público de Convivência Ciranda da Alegria, Projeto Vida Ativa, dentre outros assuntos pertinentes.
Os usuários interagiram ao longo de toda oficina, pontuando algumas dúvidas que foram esclarecidas, se atentando aos serviços nos quais não tinham conhecimento, gerando assim uma discussão e reflexão em todos os presentes, visando garantir os seus direitos.
O papel dessa oficina foi discutir e sobre interesses comuns, fortalecendo dessa forma o papel protetivo da família, buscando de forma conjunta, meios para combater a vulnerabilidade social nas suas várias expressões, estimulando assim a participação coletiva de todos os usuários nas discussões.
(Fonte: Semas Mantena)