SAMU já está em atividade em Mantena

Foto: Jânio Ferreira

Na manhã desta sexta-feira (08/01), a equipe do SAMU foi acionada para prestar socorro a uma gestante que desmaiou no centro da cidade.

De imediato uma equipe composta por uma técnica de enfermagem e um condutor socorrista, compareceu ao local, prestou os primeiros socorros e encaminhou a paciente para o Hospital São Vicente de Paulo.

O SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. Nesta primeira fase a equipe conta com uma ambulância, uma técnica de enfermagem e um socorrista. Nos próximos meses a unidade estará completa, com um médico e duas enfermeiras.

Compartilhe