A primeira semana de fevereiro é constituída a semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.
A Prefeitura de Mantena por meio da Secretaria de Assistência Social está realizando a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que conta com campanha de conscientização, e tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas para evitar a gravidez no período da adolescência.
A campanha tem como tema “Adolescência Primeiro, Gravidez depois: “NÃO PULE ETAPAS, TUDO TEM SEU TEMPO”.
A campanha nacional de prevenção da gravidez na adolescência é instituída pela lei n° 13.798/19, que tem como finalidade ressaltar as prevenções para evitar a gravidez na adolescência.
A adolescente que engravida precocemente enfrente situação de risco, pois o corpo em formação não está pronto para uma gestação, e o bebe pode nascer prematuro e na maioria dos casos, a complicações na gravidez e no parto.
Geralmente essas jovens não estão preparadas emocionalmente e financeiramente para assumir esse tipo de responsabilidade que fazer com que muitas adolescente deixem seus estudos saiam de casa e a mais triste que ainda praticam abortos.
No Brasil, o índice de gravidez na adolescência é considerado alto: a taxa é de 68,4 nascimentos para cada mil adolescentes entre 15 e 19 anos, segundo o relatório da Organização Pan-Americana de Saúde (PAHO) Isso representa quase 50% a mais do que a média mundial, estimada em 46. Os números começaram a declinar na década de 2000, mas a situação ainda é preocupante: estima-se que mais de 400 mil adolescentes se tornam mães por ano no país, segundo o Ministério da Saúde. Isso significa que cerca de 18% dos brasileiros nascidos são filhos de mães adolescentes.
No sábado (05/02) acontecerá uma palestra educativa na Quadra do Centro, a partir das 08h da manhã, você não pode perder!