A Prefeitura Municipal de Mantena, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, junta aos Serviços Assistenciais, sendo a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Convivência Ciranda da Alegria, o Conselho Tutelar e outros órgãos, promoveram na manhã de hoje, dia 18 de maio, uma mobilização alusiva ao Dia Nacional de Combate a Exploração e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes: “FAÇA BONITO: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, lembrado nesta quinta-feira em todo o país.
Os participantes se concentraram na Praça da Bíblia e seguiram em direção a Praça da Matriz. O evento contou com a participação dos alunos das Escolas Municipais e Estaduais, alunos do Proerd, a Guarda Mirim de Mantena e a APAE apresentando os Projetos CENTRO-DIA e Conviver.
Os alunos das escolas fizeram cartazes e faixas com mensagens para a mobilização da comunidade. No percurso para a Praça da Matriz, os técnicos de referência do CRAS e CREAS, os Conselheiros Tutelares e professores das redes de ensino no município, distribuíram folders alusivos à campanha.
Durante a apresentação a Secretária Municipal de assistência social Ernanda Danusia, buscou deixar a população ciente da grande expressão relacionada ao abuso sexual contra crianças e adolescentes deparada em Mantena, falou ainda sobre uma possível cultura de abuso sexual local e que o mesmo precisa ser combatido através das políticas de assistência social, logo após o Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Mantena, Exmo. Sr. Dr. Paulo Dias Severgnini Mendes Junior, discorreu sobre a importância de mobilizar a comunidade em relação aos direitos da criança e do adolescente: “A comunidade não pode calar diante da gravidade que é a violência sexual. Temos que denunciar! Vamos fazer bonito!”.
Também presente, o Prefeito Municipal, falou sobre a importância desta 1ª caminhada relacionada ao tema, e que a atual administração pretende dar total apoio sempre que necessário a estas causas, pois a mobilização é o primeiro passo para a conscientização popular.
A caminhada foi idealizada pelas profissionais Ludymilla de Souza Arruda (psicóloga) e Ronny Gonçalves Sobreira (assistente social), ambas do CREAS, e possuiu ação articulada, contando também com profissionais das áreas de Educação, Saúde, Cultura, Esportes e Guarda Mirim de Mantena com sua banda.
Durante a semana foram realizadas palestras nas escolas do município, com distribuição de folders para promover ações que possam debater, explicar e educar a respeito do problema que é a violência cometida contra crianças e jovens.
Demais autoridades estiveram presentes, bem como o Vice-prefeito Luiz Garcia, o Presidente da Câmara de Vereadores Robério do Sindicato, Vice-presidente da Câmara Sg. Ricardo, Vereador Paulinho do Loteamento, Vereador João da Assembleia, Secretária Municipal de Educação Creuza Muniz Pereira, Secretário de Esporte Valsair Lima, Secretário de Indústria e Comércio Mauro Pereira, e a Policia Militar representada pelo Tenente Wender.
Abuso e Exploração Sexual, este desafio nós podemos!