A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS; promoveu na ultima sexta-feira, dia 28 de fevereiro, que contou com a presença de 14 participantes, mais uma edição do “Projeto Alimentado Vínculos”, ofertando para os toxicodependentes de nosso município um momento de descontração, lazer e inteiração social, acompanhando de um delicioso almoço, preparado carinhosamente pela Equipe Técnica do CREAS.
O referido projeto, conta com o empenho de todos os membros do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, sendo eles: o coordenador Juliano Pantaleão Alves; os técnicos assistentes sociais e psicólogos Ronny Gonçalves Sobreira, Célia Ramos Baia, Uriá Gomes e Ludymilla Arruda; a atendente Raquel Júnia Cassimiro e a auxiliar geral Rosana Mattos. Outras colaboradoras que sempre estão presentes no evento são a Secretária de Assistência Social Ernanda Danusia, e a chefe de serviços Cleusa Maria de Oliveira, que dão total apoio para que o projeto aconteça.
O Projeto Alimentando Vínculos foi elaborado com estratégia de aproximação à pessoas afetadas pela dependência química ou em situação de rua, como forma de estreitar os laços de confiança na hora de aborda-los, sendo que a longo prazo, estamos tendo bons resultados, pois os próprios usuários já estão tendo a iniciativa de procurar o CREAS espontaneamente para regularização de documentos pessoais e inclusão no cadastro único, sendo que futuramente serão inclusos no Programa Bolsa Família.
Vale destacar, que a luta contra a dependência química não será resolvida num piscar de olhos, pois é um processo lento e demorado que deve ser produzido em parceria formada entre a família, sociedade e Estado. É fato que somente as politicas públicas não serão eficazes no combate ao uso de drogas, quando a própria família exclui seu membro que necessita de ajuda para se livrar do vício. Em todos os atendimentos realizados pela Equipe Técnica do CREAS aos dependentes químicos, é notório que o que ambos tem em comum, foi a exclusão do seio da familiar, o que contribuiu ainda mais para a decadência de quem buscou ajuda.
Prefeitura Municipal de Mantena,”Cuidando da Nossa Gente”.